quarta-feira, 30 de março de 2011

400 aposentados congestionam o centro do Rio e dão recado ao prefeito



Temendo problemas, Polícia Militar apenas escolta manifestantes
Por Richard Casal
O dia começou quente na cidade do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 29 de março. De forma ordeira e organizada, 400 aposentados e simpatizantes promoveram um protesto de tirar o chapéu, gerando  congestionamento em diversas vias do centro. O calor era intenso, mas ninguém se acovardou.  
O grupo saiu às 10h30 da estação da Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, no Santo Cristo, na Zona Portuária, e seguiu em direção à sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Marchando em fila indiana, os manifestantes seguiram pelo Viaduto dos Pracinhas e ocuparam duas faixas da pista central da Avenida Presidente Vargas, na altura do prédio dos Correios, no centro. O tráfego ficou complicado na região.
Em frente ao Paço Municipal, os aposentados exigiram que o prefeito Eduardo Paes adotasse políticas públicas mais eficazes em favor da terceira idade, tal como expandir a criação de centros de idosos nos bairros mais populosos do Rio.   
O protesto foi liderado pela FAAPERJ e contou com apoio da COBAP, que foi representada pelo presidente Warley Martins. Era previsto a participação de aposentados do Espírito Santo, mas ninguém apareceu. Devido o engarrafamento, o presidente da Federação de Minas Gerais, Robson Bittencourt e o secretário Gilson ficaram retidos no trânsito, chegando somente no final do ato, mas ainda em tempo de parabenizarem aos companheiros cariocas.
O estado de São Paulo se fez representado pelo presidente e secretário geral da FAPESP, respectivamente Antonio Alves da Silva e Osmar de Jesus Fernando, e também pelas delegações das associações de São José dos Campos e Motoristas de São Paulo.
A imprensa local deu grande cobertura ao evento. Os manifestantes reivindicaram mais respeito das autoridades, benefícios justos e aprovação de projetos no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário